Susana Wilton Piegas
Osteopata Infantil at Baby Boom Clinica Médica
Por favor, só quero que o meu bebé durma…e já agora, eu também!
June 12, 2017 • 2 gostaram • 0 comentários

Passamos 9 meses à espera de conhecer o pequeno ser que se desenvolve dentro do ventre materno, o nosso mais importante projeto de vida está prestes a juntar-se ao nosso dia a dia enriquecendo cada segundo e cada minuto.

Várias ansiedades e preocupações nos assolam enquanto preparamos a sua chegada uma vez que desejamos que a experiencia seja nada mais nada menos que perfeita.

Mas o pequeno ser chega e verificamos rapidamente que por muitos livros, muitos cursos, muitos grupos on line, muitas opiniões de terceiros, existem situações para as quais não estamos, de forma alguma preparados…não dormir!

E é então que vozes sábias de experiencia adquirida nos tentam devolver a calma necessária, dizendo que este período de noites intranquilas é apenas transitório! Mas como assim transitório quando já se passaram 2 meses e meio e continuamos mergulhados em massagens na barriguinha, musicas de embalar, refeições de leite que não sossegam, bolsados nos lençóis, fraldas com cheirinho a acumular perto da mesa de cabeceira…?

Quando amanhece tentamos arranjar forças para mais um dia de incontáveis solicitações inerentes á maternidade, enchemos o peito de ar, olhamos para o nosso bebé perfeito e acreditamos que a noite seguinte será muito melhor…e afinal não é…

As olheiras e a impaciência acumulam-se e perguntamos agarradas aos cabelos num momento de desabafo: O que estou eu a fazer de errado? O que me falta fazer para ajudar o meu bebé a dormir?

A verdade é que não existe uma receita mágica para ajudar o nosso bebé a dormir…e é essa a realidade.

Segundo vários estudos, o ciclo de sono/ vigília do nosso bebé deverá surgir por volta dos 6 meses. Até essa altura o nosso bebé poderá não conseguir um intervalo de sono, durante a noite, de mais de 3 horas. Mas isso até seria aceitável se a questão fosse a de ter o sono interrompido por períodos de 3 horas…ás vezes a interrupção é de 1,5h em 1,5h e o cansaço vence todas as teorias…

Será a irritabilidade do meu bebé que não o deixa dormir? Serão as cólicas? O refluxo? Serei eu que lhe transmito as minhas inquietações? Terei eu habituado o meu bebé a adormecer ao colo e agora estou refém dessa condição?

E é com um sopro de sinceras esperanças, recolhidas através de uma pós-graduação em Osteopatia Infantil, que vos dou a conhecer não uma poção mágica mas sim um mecanismo milenar que ajuda a ultrapassar estas dificuldades.

Se vos disser que no momento do nascimento, o nosso bebé é sujeito a compressões na base do crânio (quer através das contrações do útero materno, quer pela aplicação de fórceps ou ventosas) e que essas compressões são responsáveis por comprimir vitais pares cranianos?

E se vos disser que são esses frágeis e quase invisíveis bloqueios que comprometem o funcionamento harmonioso do pequeno organismo que gerámos?

As cólicas, o refluxo, a irritabilidade e dificuldade em dormir, a obstipação e a má adaptação á mama, são apenas alguns exemplos que a osteopatia ajuda a corrigir. E é, infelizmente, ainda pouco conhecida e valorizada pelo mundo médico…em Portugal. Já se vão abrindo algumas portas para o conhecimento desta terapia complementar e os resultados são muito animadores. Quando se manipula a base do crânio do bebé (de forma muito cuidadosa e sensível) ajuda-se a criar espaço para estes pares cranianos realizarem corretamente as funções para que estão destinados. Assim, a harmonia do corpo (alinhado e liberto de tensões) passa a ser uma premissa de prioridade.

A Osteopatia é uma terapia de base científica e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sim! É possível dormir melhor. E as queixas do vosso bebé são legítimas e deverão ser valorizadas e podem ser abordadas pela Osteopatia como fonte de avaliação e tratamento. Não estão sozinhas nessas incessantes noites de intranquilidade… com a mecânica e o entendimento corretos é possível aproveitar esta fase da maternidade/ paternidade que passa literalmente a fugir e que, apesar de tantas olheiras…deixa sempre tanta mas tanta saudade…

Susana Wilton Piegas, Enfermeira do Serviço de Neonatologia do Hospital do SAMS, Pós Graduada em Osteopatia Infantil

Clínica Médica Baby Boom (Torres de Lisboa) | info@babyboom.pt | 213129989

Escrito por

Susana Wilton Piegas
Susana Wilton Piegas
Osteopata Infantil at Baby Boom Clinica Médica
0 comentários
Entre e deixe seu comentário
Compartilhe